As aquisições representam outro caminho de crescimento e ampliam as chances de ganhos de alcance e escala. Considerando o momento atual, em que os analistas esperam uma explosão da atividade comercial à medida que as economias se recuperam, pode ser que essa seja a hora certa.
MAS, antes de avançar, considere as seguintes questões operacionais:
- Qual objetivo estratégico essa expansão alcançará?
- Quais são os benefícios para minha empresa - maior participação de mercado? Sinergias de redução de custos?
- Quão difícil será integrar a empresa? Quanto tempo esse processo levará?
Lembre-se de que assumir o controle de uma empresa normalmente envolve mais tempo e esforço do que o planejado e consome uma quantidade relevante de capital de giro. Portanto, crie cenários alternativos para garantir que você estará preparado, caso as coisas não saiam de acordo com os planos iniciais. Assumir riscos requer cautela.
Atualmente, muitas empresas estruturam sua expansão com o seguro de crédito. Seja para iniciar exportações ou adquirir um concorrente, a apólice permite que os especialistas da seguradora avaliem todos os riscos relacionados a saúde financeira das empresas antes de se iniciar as negociações. Dessa forma, você conseguirá responder todas essas perguntas, embasar suas decisões em números e definir o momento certo para começar essa empreitada.
Para obter mais dicas e conselhos sobre como fortalecer a saúde financeira do seu negócio, acesse nossa sessão de insights.