Turquia: Recessão se aprofunda, rebalanceando a lentidão
A produção industrial recuou pelo quarto mês consecutivo em dezembro, com o ritmo de contração se acelerando para -9,8% a/a (com ajuste sazonal; -6,6% em novembro.
África do Sul: O mais complicado ainda está por vir
Em apenas duas semanas, a taxa de crescimento da África do Sul para 2018 será publicada. Ele provavelmente mostrará um retorno ao baixo crescimento registrado em 2016 (+0,6%), apesar de um déficit fiscal considerável (-4,2% do PIB em 2018).
Alemanha: Economia mudou de lado no segundo semestre de 2018
Após o ligeiro declínio da produção econômica no terceiro trimestre, o PIB real aumentou apenas marginalmente em +0,02% q/q, em termos ajustados sazonalmente, no último trimestre de 2018.
EUA: Conflito nos resultados de varejo, quedas na produção industrial
Dois dos maiores varejistas dos EUA divulgaram recentemente fortes resultados do quarto trimestre. As vendas na Amazon aumentaram +8,2% a/a e as vendas nas mesmas lojas no Walmart aumentaram +4,2% a/a, mas suas vendas online aumentaram +43% a/a.
O crescimento do PIB desacelerou acentuadamente para +0,2 q/q no quarto trimestre, abaixo dos + 0,3% esperados por consenso, mas em linha com nossas expectativas.
Cobrança de dívidas comerciais: USD4.2 tri em risco nos países mais complexos
À medida que os bancos centrais em todo o mundo apertam a política monetária para lidar com o aumento da inflação, os custos de financiamento devem aumentar para as empresas, contribuindo para o retorno das insolvências de negócios.