Petróleo: Estoques em Alta
Esperamos uma volatilidade significativa em relação à nossa projeção central do preço de petróleo Brent Crude de USD 41/bbl, uma vez que o excesso de estoque enfrenta notícias movidas por perspectivas positivas.
Esta semana, os estoques de petróleo bruto dos EUA revelaram um segundo aumento bastante grande de 11,9 milhões de barris. Tudo isso depois do estoque recorde de 10 milhões de barris acumulado na semana passada. A EIA estima que a demanda por petróleo mundial pode ter caído para 20 milhões de barris por dia. Ao mesmo tempo, há indícios de que a Arábia Saudita esteja produzindo acima de 12 milhões de barris por dia, subindo em +1,5 milhões por dia. Vemos que há margem para o crescimento da produção da Arábia Saudita em ao menos mais 1 milhão de barris por dia, e mais 3-4 milhões de barris por dia de outros produtores. Com isso, prevemos que haverá um período prolongado de aumento nos estoques.
A capacidade de armazenamento de petróleo global, pode ser esgotada em menos de um trimestre, se as estimativas pessimistas de demanda forem verdadeiras, de acordo com o nosso cálculo. Isso pode levar a preços de petróleo negativos e interrupções de produção forçadas. O mesmo vale para a recuperação do diálogo entre a OPEP e a Rússia. Para que seja significativo, um eventual acordo deverá prever cortes de produção da ordem de 10 milhões de barris por dia. Dada a natureza tríplice da guerra dos preços de petróleo, os EUA continuam a ser um fator importante. Seja ela negociada pelos EUA ou não, a inclusão da indústria dos EUA nos cortes de produção parece menos provável, em grande medida por questões de legislação antitruste. Isso pode ser um obstáculo para um acordo e pode levar a outras formas de escalada entre as partes.
Figura 1 – Estoques de petróleo bruto dos EUA