Os relatórios de Risco Setor da Allianz Trade ajudam as empresas a avaliar os riscos de não pagamento em 17 setores-chave, em 70 países, por todo o mundo. Concebido para complementar os relatórios de Risco País, a metodologia é semelhante, com cada setor a receber uma Classificação de Risco baseada na avaliação de quatro fatores essenciais: procura, rentabilidade, liquidez e ambiente empresarial global.
Cada setor recebe um de quatro níveis de risco – Baixo, Médio, Sensível ou Elevado – refletindo o resultado do processo de avaliação. Este sistema único de classificação combina os dados internos da Allianz Trade, com informações de fontes secundárias conciliando-os com uma perspetiva humana qualitativa e informada, garantindo que quaisquer desafios específicos do setor, tendências emergentes e potenciais mudanças de mercado são considerados simultaneamente com indicadores mensuráveis.
Ao fundir a análise quantitativa com a experiência no terreno dos analistas de crédito e da equipa de Investigação Económica da Allianz Trade, a Classificação de Risco do Setor oferece às empresas uma visão clara e equilibrada dos potenciais riscos de não pagamento em diversas indústrias. As empresas podem não só utilizá-la para detetar sinais de alerta precoce no seu próprio setor, mas também para antecipar desafios em setores paralelos que influenciam as suas cadeias de fornecimento. Por exemplo, a saúde das indústrias onde os seus clientes operam pode ser monitorizada para avaliar a probabilidade de atrasos nos pagamentos. Do mesmo modo, a estabilidade dos setores dos seus fornecedores pode ser revista para suportar negociações ou para diversificar sua cadeia de fornecimento.
Com esta perspetiva holística das dinâmicas setoriais, a sua empresa pode tomar medidas proativas para proteger a liquidez e construir uma cadeia de abastecimento resiliente e sem perturbações.