14 de outubro 2025

As cadeias de abastecimento globais enfrentam uma pressão crescente em 2025. À medida que as empresas planeiam e consideram novas estratégias, os relatórios de risco especializados da Allianz Trade oferecem insights valiosos para ajudar a construir cadeias de abastecimento mais resilientes e proteger o seu crescimento.

Sumário


 
 

  • Perspectivas abrangentes: Os relatórios de Risco País, Risco Setorl e Complexidade de Cobrança da Allianz Trade, que são regularmente atualizados e proporcionam às empresas uma imagem clara e completa dos riscos de não pagamento em diversos mercados e indústrias.
  • Gestão proativa do risco: A combinação destas três ferramentas ajuda as empresas a identificar vulnerabilidades e antecipar desafios, tanto no seu próprio setor como em indústrias adjacentes. As informações obtidas podem ser utilizadas para encontrar novos pontos de fornecimento ou negociar contratos com melhores condições, quer em termos de proteção ou de pagamentos, por exemplo.
  • Crescimento seguro e informado: Com dados de risco claros, as empresas podem explorar com confiança novos mercados e oportunidades, construindo cadeias de abastecimento mais fortes e resilientes para resistir a um ambiente global imprevisível e volátil.

Com o final do verão e o início de um novo "ano letivo", setembro foi o momento de planear o futuro - não só para os estudantes, mas também para as empresas. No início de 2025, as empresas prepararam-se para tensões geopolíticas, disputas comerciais e ameaças crescentes em áreas como a cibersegurança e o ambiente. No decurso do ano, estas preocupações não só se materializaram como cresceram e se agravaram, criando novos níveis de volatilidade económica e incerteza, e exercendo pressão sobre as cadeias de abastecimento globais.

Para gerir de forma eficaz os riscos crescentes da cadeia de abastecimento, as empresas necessitam de uma abordagem proativa. Os relatórios de Risco País, Risco Setor e Complexidade de Cobrança da Allianz Trade fornecem às empresas informações claras e atualizadas, ajudando-as a identificar vulnerabilidades na sua cadeia de abastecimento e a detetar oportunidades para a tornar mais resiliente, agindo com confiança face às incertezas globais.

Os relatórios de Risco Pais da Allianz Trade,  ajudam as empresas em expansão do seu negócio para o estrangeiro,  a avaliar os riscos de não pagamento por mercado. Através de dados proprietários e análises especializadas, avalia-se cada mercado considerando fatores políticos, económicos e de sustentabilidade, que estão frequentemente fora do controlo das empresas, mas desempenham um papel crucial na formação de tendências nas cadeias de abastecimento globais e no risco de não pagamento.

Com o modelo de classificação proprietário, atualizado trimestralmente, cada país recebe uma classificação de curto e médio prazo. Em conjunto, estas  classificações podem dar-lhe uma imagem clara da probabilidade de não pagamento de um determinado mercado. Os relatórios de Risco País podem apoiar tanto compradores como fornecedores. Os compradores podem utilizar estas informações para identificar e garantir fontes de fornecimento fiáveis em todo o mundo. Os fornecedores podem avaliar a segurança de potenciais mercados de exportação e obter informações concretas sobre prazos e risco de não pagamento dos compradores.

Por exemplo, um fabricante europeu de automóveis está a considerar adquirir componentes de um novo fornecedor e identificou dois candidatos em diferentes mercados que oferecem preços competitivos. No entanto, os dados mais recentes de Risco País da Allianz Trade mostram que um dos mercados acarreta maior risco devido à instabilidade política e a um ambiente de negócios mais frágil. Ao escolher o mercado de menor risco, o fabricante reduz a probabilidade de não pagamento, adequa a previsão de custos e assegura um melhor fluxo para o seu negócio.

Os relatórios de Risco Setor da Allianz Trade ajudam as empresas a avaliar os riscos de não pagamento em 17 setores-chave, em 70 países, por todo o mundo. Concebido para complementar os relatórios de Risco País, a metodologia é semelhante, com cada setor a receber uma Classificação de Risco baseada na avaliação de quatro fatores essenciais: procura, rentabilidade, liquidez e ambiente empresarial global.

Cada setor recebe um de quatro níveis de risco – Baixo, Médio, Sensível ou Elevado – refletindo o resultado do processo de avaliação. Este sistema único de classificação combina os dados internos da Allianz Trade, com informações de fontes secundárias conciliando-os com uma perspetiva humana qualitativa e informada, garantindo que quaisquer desafios específicos do setor, tendências emergentes e potenciais mudanças de mercado são considerados simultaneamente com indicadores mensuráveis.

Ao fundir a análise quantitativa com a experiência no terreno dos analistas de crédito e da equipa de Investigação Económica da Allianz Trade, a Classificação de Risco do Setor oferece às empresas uma visão clara e equilibrada dos potenciais riscos de não pagamento em diversas indústrias. As empresas podem não só utilizá-la para detetar sinais de alerta precoce no seu próprio setor, mas também para antecipar desafios em setores paralelos que influenciam as suas cadeias de fornecimento. Por exemplo, a saúde das indústrias onde os seus clientes operam pode ser monitorizada para avaliar a probabilidade de atrasos nos pagamentos. Do mesmo modo, a estabilidade dos setores dos seus fornecedores pode ser revista para suportar negociações ou para diversificar sua cadeia de fornecimento.

Com esta perspetiva holística das dinâmicas setoriais, a sua empresa pode tomar medidas proativas para proteger a liquidez e construir uma cadeia de abastecimento resiliente e sem perturbações.

Concebido para ser utilizado juntamente com a análise de Risco País, o relatório de Complexidade de Cobrança da Allianz Trade ajuda as empresas a avaliar o comportamento em termos de pagamentos das empresas num determinado país, analisando o grau de dificuldade em cobrar dívidas nesse mercado com base em fatores legais, processuais e culturais. Cada país recebe um de quatro níveis de risco – desde Notável, Elevado, Muito Elevado e Severo – com base nas avaliações quantitativas e qualitativas da complexidade do panorama de pagamento e cobrança de dívidas.

Quando combinado com o Risco País, o relatório de Complexidade de Cobrança da Allianz Trade oferece um quadro mais completo da exposição ao risco da sua empresa, permitindo-lhe estabelecer expectativas mais realistas relativamente aos prazos de pagamentos e às perspetivas de recuperação. Pode aproveitar estes conhecimentos para adaptar as condições de crédito e prazos de pagamento, ou para introduzir outras condições contratuais que reduzam o risco de perdas em mercados mais desafiantes.

Por exemplo, se identificar uma oportunidade de crescimento num país com uma classificação de Complexidade de Cobrança "Elevada", poderá mitigar esses riscos negociando condições de pagamento antecipado ou introduzindo cláusulas contratuais mais robustas. Também poderá optar por um Seguro de Crédito para proteger os seus pagamentos.

Ao antecipar potenciais obstáculos nos pagamento, o relatório de Complexidade de Cobrança pode ajudar a proteger a sua tesouraria enquanto procura oportunidades de crescimento em novos mercados.

Atualizados trimestralmente pela equipa de Investigação Económica, líder de mercado, os relatórios de Risco País, Risco Setor e Complexidade de Cobrança da Allianz Trade combinam décadas de experiência com o conhecimento local da rede global.

Os relatórios vão além da simples entrega de dados de mercado; oferecem às empresas um conhecimento de mercado real e informações fiáveis para ajudá-las a tomar decisões informadas  e com maior confiança, num cenário comercial global cada vez mais imprevisível. Com estas informações, pode antecipar desafios e tomar medidas proativas para mitigar riscos na cadeia de abastecimento.

Tal como planear o inicio de um novo ano letivo, preparar-se agora pode garantir o sucesso da sua empresa nos próximos meses. Ao começar a definir estratégias para 2026, com os relatórios especializados e detalhados da Allianz Trade, adquire o conhecimento necessário para antecipar e gerir contratempos, aproveitar oportunidades de crescimento e construir cadeias de abastecimento resilientes e preparadas para o futuro.

Clique nos links para aceder aos mais recentes relatórios de Risco País, Risco Setor, e Complexidade de Cobrança, e contacte a A-Team para descobrir como a Allianz Trade pode ajudá-lo a gerir eficazmente os riscos da cadeia de abastecimento global e a garantir o seu crescimento.